Ansiedade Causa Ejaculação Precoce?

homem ansioso, gritando no telefone

Particularmente eu não gosto da maneira como tratam sobre a ejaculação precoce na internet, principalmente quando o assunto é ansiedade. Já recebi vários e-mails de homens que dizem: “Anderson, tenho ejaculação precoce por que sou ansioso”. Isso é apenas uma meia verdade, a ansiedade é uma questão muito mais complexa e com várias facetas. E também temos que atentar ao fato de que nem todo homem que tem ejaculação precoce é ansioso, neste caso qual a justificativa?

Como vocês já estão cansados de saber, a EP é causada por desajustes de natureza fisiológica, psicológica e emocional. Portanto, não podemos reduzir a uma única palavra: ansiedade.

Diante deste cenário eu resolvi separar a ansiedade em tipos, de modo a permitir que você possa identificar seu grau de ansiedade, entender como ela pode estar influenciando o seu desempenho sexual e interferir conscientemente para reverter essa situação.

Agora vamos entender os:

DOIS TIPOS DE ANSIEDADE

homem com ansiedade

Eu fiz algumas pesquisas e descobri que existem vários tipos de ansiedade. Por isso que precisamos entender essa questão mais profundamente. Mas, eu vou facilitar tudo aqui para você. Vou separar a ansiedade em dois tipos:

a) Ansiedade Patológica: este tipo de ansiedade, como o próprio nome indica, é uma doença, mas como eu acho a palavra doença muito forte, eu prefiro chamar de distúrbio.

Esse tipo de ansiedade geralmente é causada por transtornos psicológicos, fobia social, pânico e outros distúrbios. Esse tipo de ansiedade requer um acompanhamento médico e psicológico.

Os homens que possuem esse tipo de ansiedade, podem estar sofrendo desequilíbrios em várias áreas de sua vida, e não só no desempenho sexual.

Esse tipo de ansiedade pode inclusive causar sintomas como ânsia de vômito, batimentos cardíacos acelerados, tensão muscular, dificuldades para respirar, entre outros.

Portanto, o assunto é sério e exige intervenção clínica. Neste caso, eu não posso ajudar, pois não tenho formação para isso. Recomendo que você procure um médico psiquiatra, seja na rede de saúde pública ou privada. O importante é não negligenciar os sintomas.

b) Ansiedade “Comum”: já este segundo tipo de ansiedade é a que a maioria das pessoas possuem, também exige tratamento e autocontrole, porém é possível intervir a partir do momento que temos consciência de que somos afetados por este tipo de ansiedade.

Ela está muito ligada ao estresse, preocupações, sobrecarga de informações, perca de foco, dúvidas e incertezas sobre o futuro, entre outros fatores.

E é sobre este tipo de ansiedade que eu irei tratar ao longo de todo o artigo.

IDENTIFICANDO OS SINAIS DA ANSIEDADE

homem correndo estressado

A ansiedade “comum” surge de uma maneira tão natural que muitas vezes não nos damos conta. Por isso que é preciso ter bastante cuidado com nossos pensamentos e atitudes. Pois, eles podem afetar diretamente em nosso estado emocional.

Vou dar um exemplo do que seria essa ansiedade: imagine que seu chefe vai até você e diz, preciso que na semana que vem você faça uma apresentação de vendas para todos os nossos clientes. Só que você não se sente muito confortável em falar em público. E qual a consequência disso? O ansioso vai passar uma semana inteira antecipando a palestra dentro da mente dele, tudo que pode dar errado, no fato de que ele pode esquecer algum detalhe importante sobre o produto, se os clientes irão ficar convencidos com a apresentação, etc.

Esse é o tipo mais comum de ansiedade. A maioria das pessoas sofrem no dia a dia com esta ansiedade. Com a festa de aniversário da filha de 3 anos que precisa ser organizada, a fatura do cartão de crédito que está perto do vencimento, a conta do aluguel que aumentou, se o seu time de futebol será classificado ou não no campeonato brasileiro, se sua esposa ou namorada está satisfeita com você, etc.

Todos esses “pequenos” fatores causam ansiedade, eles estão diretamente ligados a nossas expectativas a respeito do futuro, se vamos ter sucesso ou se fracassaremos.

O estresse também ajuda a causar este tipo de ansiedade.

Agora imagine, meses e meses, você diariamente acumulando várias preocupações, aumentando o seu nível de estresse e desencadeando os sintomas da ansiedade.

E quais são esses sintomas?

  • Dificuldade de manter o foco em uma única tarefa por muito tempo;

  • O indivíduo sente que precisa de conselhos de várias pessoas antes de tomar uma decisão;

  • Não consegue dormir bem e geralmente acorda cansado;

  • Come rápido e em virtude disso tem complicações intestinais;

  • Não tem uma boa memória e sente dificuldades em armazenar informações;

  • A pessoa fica impaciente e com mau humor, qualquer coisa quer explodir.

Esses são apenas alguns sintomas para exemplificar como a ansiedade pode estar atrapalhando sua vida.

Mas, calma. Existe solução e uma delas você pode fazer agora mesmo.

Quero lhe propor um exercício que vai lhe fazer se sentir bem melhor.

Olhe para o seu peito, você vai perceber que ele está estufado. E sua respiração está acontecendo de maneira muito intensa pelos pulmões. E isso é algo ruim, pois quando estamos relaxados, nossa respiração é mais abdominal, em virtude do diafragma, que fica na altura do estômago.

Agora faça o seguinte: inspire o máximo de ar que puder para dentro dos pulmões e solte o ar pela boca como se estivesse suspirando.

Sabe quando você está chateado e coloca todo ar do pulmão para fora da boca com um suspiro? É justamente isso que eu quero que você faça, só que de maneira consciente.

Repita esse processo por 3 vezes: inspire o máximo de ar pelos pulmões e solte todo ar pela boca.

Agora perceba como você vai se sentir muito mais aliviado.
Sabe por que? Por que você estava de “saco cheio”. Isso mesmo, seu saco pulmonar estava cheio de ar, e você retirou esse ar que estava preso, em decorrência do estresse e da ansiedade.

Sempre que estiver se sentindo ansioso ou querendo aliviar a pressão interna, faça isso. Você já se sentirá melhor.

COMO A ANSIEDADE CAUSA EJACULAÇÃO PRECOCE E ATRAPALHA SEU DESEMPENHO SEXUAL

mulher chateada com o relacionamento

O homem ansioso, ele está a ponto de explodir, sempre armado, pronto para brigar verbalmente e defender seu ponto de vista.

Como eu disse logo acima, a ansiedade tem vários sintomas, e esses sintomas também são percebidos durante o sexo.

Se você não consegue manter o foco por muito tempo, ou está com preocupações demais na sua cabeça, o sexo será apenas um ato para aliviar sua pressão, sentir prazer. E seu corpo proporcionará isso o mais rápido possível. E como o orgasmo masculino é na maioria das vezes associado a ejaculação, essa será a maneira de você sentir prazer.

O homem ansioso na cama, não consegue prestar atenção nos detalhes do ato sexual, não aproveita o corpo da parceira, não observa seus músculos em funcionamento, não consegue manter o músculo PC relaxado, e isso tudo culmina na ejaculação precoce.

Portanto, sempre que você for ter uma relação sexual, deixe a ansiedade de fora. Tente prestar atenção a todos os detalhes, ao corpo da sua parceria, ao perfume, as sensações que seu corpo experimenta, vá para o sexo sem pressa, seu objetivo não é só sentir prazer, mas também proporcionar prazer, em virtude disso, você pode ir com mais calma.

DETONANDO A ANSIEDADE

bomba relógio, dinamite

1. Existem 2 tipos de ansiedade, uma patológica e a outra que a maioria das pessoas possuem. E que se você tiver a patológica deverá consultar o mais rápido possível um médico psiquiatra.

2. Que a ansiedade comum está ligada ao estresse, uma rotina agitada e pelo excesso de informações. E esses problemas serão refletidos por meio de sintomas que afetarão sua vida como um todo.

3. A sua ejaculação precoce pode estar ligada a ansiedade, e você está prejudicando suas relações sexuais. Ou seja, ansiedade causa ejaculação precoce.

Porém, o que você não sabe é como reverter esse quadro. E é isso que eu vou dizer agora!

Aqui estão algumas tarefas para você detonar a ansiedade:

a) Sempre que estiver de “saco cheio”, esvazie o ar dos seus pulmões. Coloque tudo pra fora e sinta-se imediatamente aliviado. Faça isso diariamente se você estar passando por momentos de muito estresse e pressão.

b) Pegue uma folha de papel e anote tudo que está lhe preocupando. Tudo que está ocupando sua mente. É o boleto que está prestes a vencer? Que escola você vai matricular seu filho? Que presente você vai dar para sua esposa no aniversário dela? Se o seu chefe vai ou não dar um aumento?

Anote tudo que está lhe prejudicando, faça essa transferência de preocupações para a folha de papel.

Agora, defina imediatamente uma ação para cada tarefa. Usando os exemplos acima:

Problema: o boleto que vai vencer.

Ação: colocar todos os pagamentos para o débito automático e alimentar uma planilha com a data de todos os meus vencimentos das despesas.

Problema: que escola devo matricular meu filho?

Ação: aproveitar a hora do almoço para visitar as 3 escolas mais próximas do meu bairro, verificar o preço e condições de pagamento.

Problema: que presente dar a esposa?

Ação: perguntar para minha filha ou para uma amiga da minha esposa.

Problema: o chefe vai me dar um aumento?

Ação: agendar uma reunião com o meu chefe, mostrar os meus resultados dos últimos seis meses e perguntar se eu posso ir até o RH acertar o novo salário.

Quando surgir um problema, não deixe ele ocupar espaço na sua mente. Anote o problema e imediatamente pense na solução, foque na solução e não no problema. E com base nisso, defina uma ação a ser cumprida.

Deste modo, o papel será como um registro de suas tarefas. Eu sugeri uma folha de papel por ser algo prático e de fácil acesso a qualquer pessoa, mas você pode usar uma planilha do Excel, um programa como o Evernote, fichário ou um bloco de notas (caderninho).

c) pense positivo. Uma dos problemas que mais afetam as pessoas é o ato de olhar a vida pela lente da negatividade. Isso irá atrapalhar e interferir diretamente na sua motivação. Pense positivo cara! Sempre que alguém apontar o dedo para você, não baixe a cabeça, pense nas suas qualidades. Sempre que surgir um problema, pense na solução. Sempre que se sentir sozinho e não tiver ninguém para conversa, entre em contato comigo.

Imagino que agora você já pode começar a praticar esses exercícios e colocar a ansiedade pra correr. De agora em diante você é uma pessoa positiva, motivada, que sabe aproveitar ao máximo suas relações sexuais, e que sabe dar um passo de cada vez.

E você se considera uma pessoa ansiosa? Como você pretende eliminar a ansiedade daqui pra frente?

11 Comentários

  1. Anderson Viana

    Muito obrigado anderson. Estou folocando em pratica e ja sinto resultado pelo pouco tempo que fiz.

    Responder
    1. Anderson Lumo

      Olá Anderson!

      Eu que agradeço seu interesse e participação.
      É bom saber que as dicas estão trazendo resultados para você.

      🙂

      Abraços,

      Responder
    1. Anderson Lumo

      Olá Emerson!

      Obrigado por comentar. Depois deixe seu relato com os resultados que obteve.

      Abraços,

      Responder
    1. Anderson Lumo

      Que bom Ricardi!

      Depois me diz quais foram os seus resultados.

      Abraços,

      Responder

    1. Anderson Lumo

      Olá Rafael!

      Que bom que gostou.
      Coloque as dicas em prática e faça o exercício para esvaziar o ar dos pulmões.

      Abraços,

      Responder
    1. Anderson Lumo

      Olá Luan!

      Obrigado por comentar.

      Sim! O nervosismo pode estar associado a ansiedade.
      Vamos pensar o que seria o nervosismo?

      É um estado de espírito, no qual o indivíduo sofre antecipadamente. Por medo, insegurança e falta de autoconfiança.

      Essa pessoa sofre, por que está antecipando algo. Está ansiosa.

      Uma diferença entre pessoas ansiosas e pessoas nervosas, é que o nervosismo inibe a ação. Já o ansioso, tende a agir por impulso, tende a colocar para fora, mesmo sem pensar bem, tudo que ele sente ou pense a respeito de algo.

      Muitos homens ficam nervosos antes das relações sexuais, por que não se sentem seguros. Estão com medo de falhar mais uma vez.

      Porém, quando o nervosismo surgir, diga para si mesmo:

      “Eu estou lendo o e-Book, estou praticando os exercícios, tenho lido tudo que posso e estudado com afinco sobre a ejaculação precoce. Além disso, sei que meu desempenho está melhorando a cada dia que se passa, portanto não tenho motivos para ficar nervoso. Vou proporcionar para minha parceira o melhor de mim”.

      E vai fundo! Aproveita!

      Abraços,

      Responder

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